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Vent d’est (Vento do leste)

Itália/França/Alemanha, 1969, cor, 16 mm, 100’



Filme-ensaio que discute os (des)caminhos do cinema revolucionário e da revolução socialista, tomando como ponto de partida a desconstrução de um dos mais conhecidos gêneros cinematográficos: o western.

Vento do leste pertence à fase mais militante do cinema de Jean-Luc Godard e foi correalizado por Jean-Pierre Gorin, intelectual maoista que teve então grande influência ideológica sobre Godard. Trata-se do filme inaugural do Grupo Dziga Vertov, coletivo integrado pelos dois diretores. O filme apresenta de forma desdramatizada situações envolvendo alguns personagens: o militar norte-americano dos faroestes, o índio, o marxista revisionista, a militante esquerdista, o cineasta do Terceiro Mundo etc. De entremeio há imagens documentais da equipe de filmagem, da porta de fábricas, de ruas em Paris, bem como de gráficos e cartazes com mensagens políticas. Permeando toda essa narrativa disjuntiva, alternam-se na banda sonora discursos em voz over tratando da política revolucionária nas suas mais diversas dimensões.

Vento do leste é um ensaio cinematográfico imerso nos debates políticos que se desdobraram a partir do maio de 1968 francês e, nesse sentido, é um importante documento sobre os embates entre as várias facções da esquerda – daí a ironia feroz em relação ao revisionismo defendido pelo Partido Comunista Francês, como na cena na qual o personagem que representa essa posição vai “ensinar” marxismo ao povo do Terceiro Mundo – e a radicalização extrema de parte dela –, patente no momento em que se mostram imagens dos elementos necessários para fazer uma bomba caseira justapostas a planos documentais de jovens nas ruas; na banda sonora, além do som de explosão, uma fala que justifica do ponto de vista revolucionário as manifestações violentas.

Cotejar Vento do leste com o recente Depois de maio (Après mai, 2012), de Olivier Assayas, possibilita uma compreensão mais ampla das paixões, esperanças, ódios e decepções que conformam a experiência histórica do maio de 1968 na França e do período que se seguiu.

Mas, para além de um documento admirável, este filme, como grande parte da obra de Godard, permite uma reflexão acerca da produção de imagens no regime capitalista. E, nesse sentido, sua crítica permanece atualíssima.

Observemos o plano no qual o personagem do militar norte-americano surge a cavalo levando preso um índio que segue a pé, com música que realça algo de heroico. A locução comenta de maneira irônica que Hollywood mostra as coisas como um sonho, “um sonho em que é preciso que se pague pelo seu lugar”. Como verdadeira fábrica de sonhos do sistema capitalista, Hollywood tem de vender os seus produtos, mas os custos extrapolam em muito o que se gasta na bilheteria, pois seus filmes comprometem o entendimento do real, como nos indica a continuidade da locução ao afirmar que a imagem do cavalo parece mais real do que o próprio cavalo, da mesma forma que a do índio ou a do militar. No cinema burguês, a imagem apresenta-se como substituta do real e acaba sendo tomada pelos espectadores como “o” real.

Visando não recair no erro de outros diretores, que denunciam Hollywood mas continuam presos à forma de representação burguesa, Godard e Gorin estruturam um complexo mecanismo de crítica a esse tipo de representação nas figuras do militar e do índio. Comecemos pelo último: trata-se de um ator branco e loiro, vestido com uma espécie de japona e uma pena na cabeça – de maneira que é difícil compreender inicialmente o que esse personagem encarna e só o sabemos quando a locução o indica. Godard e Gorin constroem aqui uma crítica às imagens estereotipadas, ao mesmo tempo que demonstram o quanto de arbitrário existe em qualquer forma de representação. Já o militar norte-americano dos filmes de faroeste também não poderia ser mais instigante, pois quem interpreta o papel é Gian Maria Volonté – ator engajado à esquerda, mas então conhecido do público por trabalhar em filmes de western spaghetti, gênero em plena efervescência comercial e visto na época como de baixa qualidade cultural. À construção de uma imagem burguesa da história feita por Hollywood com seus heroicos militares de cavalaria, Godard e Gorin respondem com a encenação de uma situação algo grotesca e a interpretação totalmente desdramatizada de Gian Maria Volonté, impondo, assim, a reflexão acerca das formas de representação e o que elas implicam ideologicamente.

O momento central do filme afigura-se no encontro de uma moça com uma câmera que pergunta ao cineasta revolucionário do Terceiro Mundo – interpretado por Glauber Rocha – qual a direção do cinema político. O cineasta encontra-se literalmente diante de um cruzamento de caminhos e responde apontando para lados diferentes com um discurso algo enigmático. Glauber encena para Godard e Gorin as grandes diferenças – cinematográficas, políticas, culturais, sociais etc. – entre os países do capitalismo avançado e os do Terceiro Mundo; as quais geram enorme dificuldade, senão mesmo impossibilidade, de compreensão mútua. O significado da revolução na França não era o mesmo que no Brasil, e o afastamento progressivo entre Glauber e Godard demonstrou bem isso.

Arthur Autran



Produção

Apoio

Correalização

Copatrocínio

Realização


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