França, 1971, cor, 16 mm, 45”
A loção pós-barba Schick tem o poder de reconciliar um casal.
O contrato de Godard e Jean-Pierre Gorin com a agência de publicidade Dupuy Compton pedia um projeto por mês e uma publicidade por ano. Com orçamento para uma semana e filmado em um dia, Schick foi o único produto entregue pela dupla, que aproveitou o dinheiro para viabilizar projetos próprios. Nessas horas, pensando nas mil e uma picaretagens que geraram as obras do Grupo Dziga Vertov, é interessante lembrar que Godard participou de debates com Roger Corman, nos Estados Unidos, em 1968.
Para além de uma crítica escancarada às narrativas milagrosas que a publicidade nos dá, algo bem presente em meados dos anos 1960 (Duas ou três coisas que eu sei dela, 1966, por exemplo) e que reaparecerá frontalmente com o ex-cineasta publicitário em Tudo vai bem (1972), Schick traz alguns elementos interessantes que se relacionam com o momento vivido pela dupla. A crise do casal francês é embalada por notícias da Palestina. Será um acaso que a relação dos cineastas com as imagens de Jusqu'à la victoire também vivesse uma crise naqueles dias? Ou que Godard e Anne-Marie Miéville, anos depois, aproximassem esse ruído complexo, as imagens do Al Fatah à intimidade conjugal francesa em Aqui e acolá (1974)?
Leonardo Bomfim
Produção
Apoio
Correalização
Copatrocínio
Realização
Sugestão de Hotel em São Paulo, VEJA AQUI. Agradecimentos ao Ibis Hotels.
É expressamente proibida a utilização comercial ou não das imagens aqui disponibilizadas sem a autorização dos detentores de direito de imagem, sob as penalidades da lei. Essas imagens são provenientes do livro-catálogo "Godard inteiro ou o mundo em pedaços" e tem como detentoras s seguintes produtoras/ distribuidoras/ instituições: La Cinémathèque Francaise, Films de la Pléiade, Gaumont, Imovision, Latinstock, Marithé + Francois Girbaud, Magnum, Peripheria, Scala e Tamasa. A organização da mostra lamenta profundamente se, apesar de nossos esforços, porventura houver omissões à listagem anterior.
Comprometemo-nos a repara tais incidentes.
© 2015 HECO PRODUÇÕES
Todos os direitos reservados.