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Meetin’ WA (Encontrando WA)

França, 1986, cor, vídeo, 26’



Meetin’ WA é uma obra pequena e preciosa: aqui, podemos ver (e ouvir) como funcionam duas usinas de criação (pós) modernas, Godard e Woody Allen, por meio de seus diálogos (de seus monólogos), e de uma montagem reduzida ao essencial.

Na abertura, Godard está de costas, diante de uma janela de onde se vê Manhattan, gesticula; uma música de Gershwin invade o curta. Um desenho do rosto de WA se sobrepõe às costas de JLG. Homenagem (1994), citação, as duas coisas? Em seguida, a sequência que constitui quase toda a obra: a do diálogo. WA: “Filmar é me afastar cada vez mais de uma perfeição idealizada, presente no início, quando tive a ideia original”. Depois, a cada estágio do processo, a ideia se degrada: escrever o roteiro, escolher os atores, filmar, montar, mixar, tudo é perda. Não obstante, “Um filme é sempre um grande combate. Prefiro lutar com um filme do que com outra coisa”.

Para Godard, filmar é a luta inversa, a tentativa de descobrir concretamente as ideias (e materiais) que existem confusamente em sua cabeça, em suas emoções, em seu projeto, e que lutam para se manifestar, antes, durante a filmagem, até depois, na montagem. O fundamental é “Esse sentimento de liberdade de ir em direção ao escuro para encontrar a luz”. Por isso, “Agora, espero o mais possível que as ideias do filme venham, talvez, no momento que ele termina”. JLG sempre preferiu fazer um filme sobre o que não sabe do que sobre o que sabe muito... Cineasta baziniano que, ao fazer um filme, só então procura descobrir o que ele é, fazendo-o, tentando encontrar as ideias e formas que estão procurando (e podem) emergir: Godard filma, ao mesmo tempo, sua pesquisa, seu rascunho, seu processo de aprendizado e de descobrimento...

A epifania, em WA, acontece invariavelmente no início. Em Godard, a qualquer momento. Como diz WA, o uso que Godard faz das palavras nos seus filmes é cinematográfico; o dele próprio, literário. Duas maneiras inversas (ambas produtivas) de fazer cinema.

Mário Alves Coutinho



Produção

Apoio

Correalização

Copatrocínio

Realização


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