França, 1986, cor, vídeo, 26’
Meetin’ WA é uma obra pequena e preciosa: aqui, podemos ver (e ouvir) como funcionam duas usinas de criação (pós) modernas, Godard e Woody Allen, por meio de seus diálogos (de seus monólogos), e de uma montagem reduzida ao essencial.
Na abertura, Godard está de costas, diante de uma janela de onde se vê Manhattan, gesticula; uma música de Gershwin invade o curta. Um desenho do rosto de WA se sobrepõe às costas de JLG. Homenagem (1994), citação, as duas coisas? Em seguida, a sequência que constitui quase toda a obra: a do diálogo. WA: “Filmar é me afastar cada vez mais de uma perfeição idealizada, presente no início, quando tive a ideia original”. Depois, a cada estágio do processo, a ideia se degrada: escrever o roteiro, escolher os atores, filmar, montar, mixar, tudo é perda. Não obstante, “Um filme é sempre um grande combate. Prefiro lutar com um filme do que com outra coisa”.
Para Godard, filmar é a luta inversa, a tentativa de descobrir concretamente as ideias (e materiais) que existem confusamente em sua cabeça, em suas emoções, em seu projeto, e que lutam para se manifestar, antes, durante a filmagem, até depois, na montagem. O fundamental é “Esse sentimento de liberdade de ir em direção ao escuro para encontrar a luz”. Por isso, “Agora, espero o mais possível que as ideias do filme venham, talvez, no momento que ele termina”. JLG sempre preferiu fazer um filme sobre o que não sabe do que sobre o que sabe muito... Cineasta baziniano que, ao fazer um filme, só então procura descobrir o que ele é, fazendo-o, tentando encontrar as ideias e formas que estão procurando (e podem) emergir: Godard filma, ao mesmo tempo, sua pesquisa, seu rascunho, seu processo de aprendizado e de descobrimento...
A epifania, em WA, acontece invariavelmente no início. Em Godard, a qualquer momento. Como diz WA, o uso que Godard faz das palavras nos seus filmes é cinematográfico; o dele próprio, literário. Duas maneiras inversas (ambas produtivas) de fazer cinema.
Mário Alves Coutinho
Produção
Apoio
Correalização
Copatrocínio
Realização
Sugestão de Hotel em São Paulo, VEJA AQUI. Agradecimentos ao Ibis Hotels.
É expressamente proibida a utilização comercial ou não das imagens aqui disponibilizadas sem a autorização dos detentores de direito de imagem, sob as penalidades da lei. Essas imagens são provenientes do livro-catálogo "Godard inteiro ou o mundo em pedaços" e tem como detentoras s seguintes produtoras/ distribuidoras/ instituições: La Cinémathèque Francaise, Films de la Pléiade, Gaumont, Imovision, Latinstock, Marithé + Francois Girbaud, Magnum, Peripheria, Scala e Tamasa. A organização da mostra lamenta profundamente se, apesar de nossos esforços, porventura houver omissões à listagem anterior.
Comprometemo-nos a repara tais incidentes.
© 2015 HECO PRODUÇÕES
Todos os direitos reservados.