Portal Brasileiro de Cinema SENHOR PAUER
SENHOR PAUER Ficção, 1988, 35 mm, Cor, 15 min
Num dia de greve de ônibus, burguês pega carona na carroça de um catador
de lixo e começa a explorá-lo até o limite. Da paralisação de uma cidade por uma greve de ônibus ao choque das relações de poder e a paralisia das classes pobres. Com Senhor Pauer, Candeias vasculha a dependência e a sujeição presentes na relação entre ricos e pobres. Realizado a partir de um argumento de Valêncio Xavier, e do curso de cinema ministrado por Candeias na Cinemateca de Curitiba, o filme parte da situação de greve no serviço de transporte da cidade, para acompanhar um casal com um bebê, que arrasta um carrinho de coletar papel pelas ruas. O casal, que anda pela região central, é abordado por um personagem rico (bem caracterizado pela roupa), que os obriga a transportá-lo. Esse é só o início da exploração, que inclui também o leite da criança para saciar a fome, e não contente com a utilização do serviço, aproveita um descuido do casal e vende o carrinho.
A divisão social na cidade é mostrada ainda pelos planos de pontos turísticos de Curitiba numa visão a partir da perspectiva da periferia. É lá onde o marido, sem o instrumento de trabalho e encostado num bar, é confrontado com uma proposta inusitada e chamado a reagir. Aqui encontramos uma interpretação de Candeias sobre a possibilidade de revolução das classes pobres, semelhante àquela do final de Candinho. As proposições e perspectivas sociais são outras, mas a imobilidade persiste. Alessandro Gamo Direção, roteiro, montagem e fotografia: Ozualdo R. Candeias. Produção: Francisco Alves. Cia. produtora: Cinemateca Guido Viaro. Elenco: Alunos do curso de cinema da Cinemateca Guido Viaro. |