Portal Brasileiro de Cinema Bibliografia comentada
Bibliografia comentada Elaborada por Arthur Autran
A bibliografia inclui textos que se relacionam com o Cinema Marginal — cujo período básico estaria compreendido entre 1968 e 1973 — ou com filmes que se encontram na “fronteira” desse movimento. Catalogamos o maior número possível de livros e teses. Por limitação de tempo e espaço, optamos por indexar somente os artigos e entrevistas de periódicos que tenham cunho reflexivo e que tenham sido publicados em revistas de cinema ou acadêmicas; mesmo aí, a relação tem um caráter apenas indicativo. Para qualquer pesquisa aprofundada sobre o assunto recomendamos consultar os artigos de Jairo Ferreira para o jornal São Paulo Shimbum. AGRA, Lúcio José de Sá Leitão. “Monstrutivismo: reta e curva das vanguardas”. Tese de doutorado apresentada à Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 1998. 167 pp. AVELLAR, José Carlos. “A guerra não acabou”. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, v. LXIV, n. 5, jun.-jul. 1970. pp. 55-60.
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Dissertação de mestrado apresentada à Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 1999. 107 pp. MARTINS, Ana Lúcia Lucas. “Representação da pobreza urbana no cinema brasileiro”. Tese de doutorado apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais da UFRJ, Rio de Janeiro, 1999. 273 pp. MATTOS, Carlos Alberto. Walter Lima Júnior, viver cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002. 417 pp. “MAURICE Capovilla: la crociata della fame”. Bianco e Nero, Roma, vol. XXXI, n. 7-8, jul.-ago. 1970. pp. 112-9. MESQUITA, Fernando. “A solidão lunar”. Cine Olho, São Paulo, n. 5-6, jun.-ago. 1979. p. 62-74. MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo: Art, 1990. 408 pp. “MITO da Boca do Lixo, O”. Revista de Cinema Cisco, Goiânia, vol. II, n. 7, 1987. pp. 11-5. MONTEIRO, José Carlos. “Meu nome é Tonho”. O Globo, Rio de Janeiro, 11 mar. 1970. MORAES, Malu (org.). Perspectivas estéticas do cinema brasileiro. 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Dissertação de mestrado apresentada à ECA-USP. São Paulo, 2000. 113 pp. ROSEMBERG FILHO, Luiz. “O prazer como história, como luta, como vida”. Cine Olho, Rio de Janeiro, vol. I, n. 2, jun. 1977. pp. 10-1. SANTIAGO, Silviano. “Sagrada família, filme insuportavelmente belo”. Caderno de Crítica, Rio de Janeiro, n. 2, nov. 1986. pp. 50-1. SGANZERLA, Rogério. “Defesa e ilustração do cinema brasileiro como um todo”. Filme Cultura, Rio de Janeiro, vol. XIV, n. 38-39, ago.-nov. 1981. pp. 56-7. Abordagem dos problemas relativos à política cinematográfica, com menção a alguns filmes do Cinema Marginal. ________“No Urubuquaquá...”. Caderno de Crítica, Rio de Janeiro, n. 3, mar. 1987. pp. 39-40. ________Por um cinema sem limite. Rio de Janeiro: Azougue, 2001. 119 pp. SILVA, Alberto. Cinema e humanismo. Rio de Janeiro: Pallas, 1975. 128 pp. SIMÕES, Inimá. O imaginário da Boca. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1981. 73 pp. ________Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Senac/ Terceiro Nome, 1999. 264 pp. SOUZA, Carlos Roberto de. Nossa aventura na tela. São Paulo: Cultura, 1998. 197 pp. TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. O cineasta celerado: a arte de se ver fora de si no cinema poético de Júlio Bressane. Tese de doutorado apresentada à FFLCH-USP. São Paulo, 1995. 327 pp. “TRINTA anos de cinema paulista”. Cadernos da Cinemateca, São Paulo, n. 4, 1980. 87 pp. VIANNA, Moniz. A margem. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 18 abr. 1968. VIEIRA, João Luiz. “Horizonte perdido”. Caderno de Crítica, Rio de Janeiro, n. 1, maio 1986. pp. 37-8. ________(org.). Cinema Novo and beyond. West Haven: Herlin Press, 1998. 176 pp. Catálogo da mostra homônima ocorrida em Nova York. ________“Chanchada e estética do lixo”. Contracampo, Niterói, n. 5, 2° semestre 2000. pp. 169-82. VOROBOW, Bernardo & ADRIANO, Carlos (orgs.). Júlio Bressane: cinepoética. São Paulo: Massao Ohno, 1995. 174 pp. WOLF, José. “Por um cinema marginal”. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, vol. LXIV, n. 5, jun.-jul. 1970. pp. 21-6. XAVIER, Ismail. “O mal-estar na incivilização”. Cine Olho, São Paulo, n. 5-6, jun.-ago. 1979. pp. 54-62. ________“Um cinema da crueldade: o cine ‘underground’ de Júlio Bressane”. Revista USP, São Paulo, n. 4, dez.-fev. 1989-1990. pp. 103-16. ________“Eldorado as hell”. KING, John; LÓPEZ, Ana M. & ALVARADO, Manuel (orgs.). Mediating two worlds. Londres: British Film Institute, 1993. pp. 192-203. ________Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993. 281 pp. ________“O cinema moderno brasileiro”. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 4, mar.-abr. 1997. pp. 39-64. ________O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. 156 pp. Reunião de três ensaios. O primeiro, “O cinema brasileiro moderno” (pp. 9-50), analisa filmes num amplo arco dos anos 50 aos 90, abordando obras do Cinema Marginal; o segundo, “Do golpe militar à abertura: a resposta do cinema de autor” (pp. 51-126), foi publicado no livro coletivo O desafio do cinema; o terceiro, “Glauber Rocha: o desejo da história” (pp. 127-55), trata de forma panorâmica a obra do diretor incluindo o filme Câncer. ________; BERNARDET, Jean-Claude & PEREIRA, Miguel. O desafio do cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 92 pp. |